Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ciganos

Ciganos...Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, no entanto poucos se deram ao trabalho de estudá-la e divulgá-la como mais uma das nossas linhas ou correntes espirituais.
...É uma linha especifica, pois tem seus rituais e fundamentos adaptados à Umbanda, já que eles remontam a um passado multimilenar e estão ligados ao próprio povo cigano, cuja origem parece ser do antigo Egito, segundo algumas informações, ou originários da Europa segundo outros ou da Índia segundo outros mais.
...Mas a origem não é importante para o nosso estudo e sim o que estes espíritos realizam como corrente espiritual voltada para o plano matéria.
...O povo cigano tem suas cerimônias próprias e tem seus ritos coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e muito concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes
...É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda cigana, como a Senhora Pomba Gira Cigana.
...Ainda que não esteja bem definida sob qual irradiação atuam, nós a classificamos como do tempo, tais como Oyá, Yansã e Oxalá.
Parte do texto retirado do Livro: “ UMBANDA SAGRADA”
Obra de Rubens Saraceni.



QUE SANTA SARA ILUMINE E PROTEJA O CAMINHO DE TODOS NÓS...
...Tudo que se disser sobre a verdadeira origem do povo cigano, será baseado em conjecturas, similaridades e suposições, devido a falta de uma linguagem escrita, até os dias atuais os ciganos somente possuem uma linguagem falada, o ROMANI ou RUMANEZ, assim tornando quase impossível a história relatar essa fantástica cultura, porém, teremos uma idéia de como esses clãs se originaram. É expressamente proibido ensinar o romani para os não-ciganos; e os ciganos fieis às tradições, que prezam sua origem, sabem disto.
...A hipótese mais aceita é que o Povo Cigano teve seu berço na civilização da Índia antiga, talvez dois ou três milênios antes de Cristo. Compara-se o sânscrito, que era escrito e falado na Índia, com o idioma falado pelos ciganos.
...Outros pontos também colaboram para que esta hipótese seja reforçada, como a tez morena comum aos hindus e ciganos, o gosto por roupas vistosas e coloridas.
Movimentos Migratórios e o Nomadismo Cigano
...As populações ciganas são nômades por excelência, não têm pátria, são universais. Viajam em grupos de famílias, que possuem um profundo sentido de união, solidariedade e companheirismo. Formam núcleos comunitários compactos com normas e regras de convivência harmoniosas.
...O nômade experimenta o mais amplo sentido de liberdade. Não tem apego a nenhum lugar em especial, não deita raízes que não possam ser arrancadas quando o desejo de ganhar estrada acontecer. Daí que suas moradias, as tendas de tecidos permeáveis e resistentes, e seus pertences em geral, devem ser confortáveis, mas essenciais e leves. O nômade não se preocupa com o possuir, mas com o viver.
...Junto com a modernidade e o sedentarismo progressivo das grandes cidades, os ciganos estão ficando cada vez mais limitados em suas andanças, mas a modernidade ainda não conseguiu acabar com toda a cultura cigana, até os dias atuais, ainda vemos ciganos com suas tendas postas ao fundo de suas residências, assim perpetuando sua história e tradição. A Origem do Povo Cigano
O Cris-Romani
...O Cris-Romani é um tribunal de justiça formado pelos ciganos idosos ou mais velhos de um clã, este tribunal é acionado para ser julgado um membro do grupo que infringiu as leis universais, assim podendo voltar a exercer seu papel com o mais alto sentido de responsabilidade e respeito pelo seu clã
...O Cris-romani é falado totalmente em romani, e nele somente os homens podem se manifestar. No caso de o infrator ser uma mulher, um homem fala por ela fazendo seus apelos e oferecendo suas explicações ou justificativas.
Os Principais Grupos CIganos
...Atualmente, existe várias ramificações de grupos ciganos, sendo os mais expressivos os seguintes:
GRUPO KALON ...Os ciganos deste grupo fixaram residência especialmente na Espanha e Portugal, onde sofreram severas perseguições, sendo proibidos de realizar seus costumes, vestir suas roupas características e até de falar seu idioma. O que os ciganos sofreram na Península Ibérica, lembra de certa maneira o que os negros sofreram em terras do Brasil.
GRUPO MOLDOVANO ...De pele mais clara e olhos azuis, este grupo originou-se em terras da Rússia, tendo de enfrentar os rigores do inverno russo em suas precárias carroças. Sob as pesadas roupas e capotes escuros mal reconhecemos sua origem cigana. A denominação moldavano vem da palavra Moldávia, região da Europa central, que chegou a fazer parte do Império Russo e da antiga URSS.
GRUPO HOHARANÔ ...Surgiram em terras turcas e se destacaram em especial como grandes criadores de cavalos. Os integrantes deste grupo chegaram ao Brasil bem depois do grupo Kalon, somente no final do século XVIII.
GRUPOS KALDERASH E MATCHUIYA ...Os ciganos do grupo Kalderash são originários da Romênia e da antiga Iugoslávia, o berço dos Matchuiya. Ambos os grupos chegaram ao Brasil no final do século XVIII.
A Família
...O comando da família é exercido de maneira completa e responsável pelo homem. Ele é o líder e à ele competem a proteção, a segurança e o sustento da família. São os homens que resolvem as pendências, acertam o casamento dos filhos, decidem o destino da viagem e se reúnem em conselhos sobre assuntos abrangentes e comuns ao Clã. As mulheres ciganas não trabalham fora do lar e quando vão às ruas para ler a sorte, esta tarefa é entendida como um cumprimento de tradições e não como parte do sustento da família.
...Enquanto o homem representa o esteio e o braço forte da família, a mulher significa o lado terno e de proteção espiritual dos lares ciganos.
...A família para os ciganos é o patrimônio mais valioso, um alicerce que não se rompe com qualquer ventania, por este e outros motivos é que o matrimonio não sai do ciclo cigano, para perpetuar os costumes, a família, o respeito e a tradição.
...Em qualquer família cigana, os idosos são merecedores da mais alta estima e respeito. Eles são vistos e tratados como os detentores da sabedoria. Responsáveis pela transmissão oral dos ensinamentos e tradições, eles são considerados como sábios, o passado vivo. Eles são cuidados com desvelo e tratados com toda a dignidade pelos demais. Esta forma de tratamento faz com que se mantenham lúcidos até o final de suas vidas, pois nada é mais doentio para uma pessoa idosa de qualquer sociedade do que ser tratada como resto, uma pessoa inútil e sem valor, um fardo ser carregado pelos mais jovens.
Santa Sara Kali – A Cigana Escrava que Virou Santa
...Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
...Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
...Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Mirian Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Estudos em: : Ciganos, Filhos Mágicos da Natureza - Rosaly Mariza Schepis

Nenhum comentário:

Postar um comentário